OS PREPARATIVOS

ANTES DE NOS METERMOS AO CAMINHO

Como já ficou dito no post da Apresentação… uma viagem começa sempre muito antes da partida!

O que são todos os contactos, mails, telefonemas, buscas na net, cafés, jantares e noites de copos senão os preparativos para a viagem!

Alguém ainda duvida que todas as movimentações, combinações, reuniões e stresses associados já fazem parte da viagem!

Claro que sim… e é este mesmo o grande gozo de organizarmos uma coisa destas!

Será de todo este processo que, a pouco e pouco, aqui iremos dando notícias, para que quem tiver curiosidade ou quiser ir a Caminho de Santiago possa ter um pequeno guia de apoio dos procedimentos a seguir até ao dia da partida.

Ainda nem saímos daqui e já se pensam outras aventuras bem maiores, mas isso ficará, a seu tempo, para um novo blog.

bito
12.03.2008

O INÍCIO DO PROCESSO

Obviamente, o primeiro passo para os preparativos deu-se neste mundo infinito que é a net…

Experimentem só a colocar no Google ou noutro motor de busca qualquer as palavras “Caminho de Santiago” ou alguma coisa parecida!
São milhares as entradas que aparecem… e se a falta de informação é um problema, o excesso dela é igualmente um problema sério.

A pouco e pouco vamos percebendo como funcionam as coisas e qual é a dimensão deste fenómeno que é o Caminho de Santiago… acreditem que é gigantesca!

De facto, sobre o Caminho de Santiago há muita informação, mas quando o que se procura é o Caminho Português então os sites interessantes são realmente muito poucos. Filtrar o que é importante e deixar cair o que não interessa custou umas largas horas em frente ao computador.

As informações que podemos encontrar e de que devemos tomar boa nota passam por de onde partir, quantos km fazer, os caminhos a seguir, a marcação/sinalização do caminho, onde dormir, onde receber apoio médico (esperemos que não venha a ser necessário), como conseguir uma credencial de peregrino para ter acesso aos albergues e ao apoio médico, cuidados a ter no caminho, como fazer a preparação física e espiritual, como validar a peregrinação em Santiago de Compostela, e isto apenas para referir os pontos fundamentais a ter em conta.

Por isso, se querem fazer o Caminho de Santiago, vão-se informando sobre tudo isto porque vão ver que vos vai facilitar muito a vida. Se não estão para se dar a esse trabalho todo… vão lendo o nosso blog porque, ponto a ponto, aqui vai ficar tudo explicado em pormenor!

bito
14.03.2008

A RECOLHA DE INFORMAÇÃO

Em boa verdade, quase todos os sites sobre o Caminho de Santiago nos dão listas de bibliografia recomendada e links para outros sites com mais informação, mas para ser honesto, foram poucos aqueles que nos serviram realmente.

Feita a triagem, acabámos por encontrar meia-dúzia de sites que nos pareceram os mais completos e mais credíveis em termos da informação que precisávamos saber para pôr em marcha este processo.

Os conteúdos variam de site para site, uns mais técnicos e outros mais generalistas, uns mais direccionados para quem vai a pé e outros para quem vai de bicicleta, uns sobre o próprio caminho (leia-se o itinerário) outros sobre os albergues, outros sobre a sua história e outros sobre os preparativos, mas com um pouco de paciência conseguimos encontrar tudo. Depois… basta juntar as peças!

Embora a informação recolhida nos sites seja mais do que suficiente para organizar uma viagem destas, decidimos contactar, via email, algumas das instituições que tinhamos identificado, para lhes explicar o nosso objectivo e ao mesmo tempo pedir algumas informações complementares.

De entre as simpáticas respostas que tivemos, destacamos o contacto feito com o Serviço Xacobeo da Xunta de Galicia, que gentilmente nos enviou pelo correio e de forma inteiramente gratuita uma série de guias e desdobráveis com todo o tipo de informação necessária a quem, como nós, vai a Caminho de Santiago.

Aqui vos mostramos alguns deles…

livro2.jpg livro3.jpg livro4.jpg

Relativamente aos sites que nos serviram de base à preparação da viagem, são espanhois (como é natural) mas também alguns portugueses bastante bons.

Aqui ficam os seus links:

Em Espanhol (Galego e/ou Castelhano)
Xacobeo
Amigos del Camino Portugués a Santiago
Federación Española de Asociaciones de Amigos del Camino de Santiago
Acreditación Jacobea Universitaria
Bicigrino

Em Português
Centro de Estudos Galegos – Universidade Nova de Lisboa
Associação Espaço Jacobeus
Albergue S. Pedro de Rates
Caminho Português de Santiago
O Caminho Português de Santiago

bito
26.03.2008

CARTÃO EUROPEU DE SAÚDE

Segundo a Lei de Murphy, se existir a ínfima possibilidade de uma coisa correr mal, então correrá mal seguramente.

Esperamos sinceramente que esta lei não se aplique à nossa viagem, mas mais vale estarmos prevenidos.

O Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) pode ser uma boa ajuda no caso de alguém adoecer ou se magoar enquanto está fora do país.

cesd1.gif cesd2.gif

Em Portugal, este cartão é emitido pela Segurança Social, de forma gratuita, a todos os cidadãos portugueses e permite o acesso ao Sistema Nacional de Saúde do país onde estivermos (dentro da União Europeia e ainda Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça) com os mesmos direitos dos cidadãos nacionais desses países, ou seja, receberemos cuidados gratuitos, pagando apenas eventuais taxas moderadoras ou outras despesas aí cobradas. Além dos viajantes, o cartão pode ser usado por quem residir temporariamente no estrangeiro (estudantes, por exemplo).

O cartão dá-nos acesso a tratamentos urgentes e a outros em consequência de um acidente, doença ou maternidade. Só não poderemos utilizá-lo se formos ao estrangeiro para obter um tratamento que, por limitações técnicas ou outras, é inviável em Portugal.

O CESD pode ser pedido nos serviços da Segurança Social e também nas Lojas do Cidadão. Convém fazê-lo uma ou duas semanas antes da viagem e prevê-se que o cartão seja enviado para a nossa morada entre 5 a 15 dias após o pedido.

Caso não queiramos dar-nos a este trabalho, podemos sempre fazer o pedido pela net, através do site da Segurança Social, onde estão todas as informações necessárias ao processo. Evitam-se assim filas de espera e perguntas sem sentido, do tipo “Para que país vai viajar?” quando o cartão tem uma validade de 3 ou 4 anos… Sei lá eu a que países irei nos próximos anos!

Por isso, mesmo que não vão a Caminho de Santiago, tratem lá de pedir este cartão porque só tem vantagens!

bito
31.03.2008

A CREDENCIAL DO PEREGRINO

Depois de termos decidido fazer o Caminho de Santiago, uma das primeiras preocupações da equipa de logística foi tentar obter as Credenciais do Peregrino que, embora não sendo obrigatórias para se chegar a Santiago de Compostela, são bastante aconselháveis.

A Credencial do Peregrino é um documento que tem a sua origem nas “cartas de apresentação” e nos “salvo-condutos” que os peregrinos levavam na época medieval e lhes concedia certos privilégios.

credencial.jpg

Actualmente, a Credencial do Peregrino é o documento que nos identifica como peregrino e nos serve para ter acesso aos albergues oficiais, ao apoio médico das equipas da Cruz Vermelha e ao apoio das autoridades ao longo da peregrinação. Nos Albergues de Peregrinos a apresentação da Credencial é condição fundamental para se ser recebido. Com esta Credencial, em Portugal teremos descontos nos Albergues de Peregrinos e nas Pousadas de Juventude enquanto que em Espanha os Albergues são gratuitos, sendo no entanto aconselhável deixar uma pequena contribuição monetária para ajudar nas despesas de manutenção do local.

Esta Credencial só será atribuída aos peregrinos que pretendam fazer um mínimo de 100 km a pé ou a cavalo ou 200 km de biciclete.

Assim, os pregrinos recebem as suas Credencias já preenchidas com o seu nome, a data e o local da partida e o modo como se faz o Caminho (a pé, a cavalo ou de biciclete).

Depois, durante a caminhada, a Credencial deverá ser carimbada nos Albergues, Refúgios, Igrejas, Polícia, e outras entidades administrativas e/ou em estabelecimentos comerciais que comprovem a passagem por todos estes pontos do Caminho, no mínimo de dois carimbos diários, tendo espaço para um total de 40 carimbos.

credencialcarimbos.gif

A Credencial do Peregrino tem um custo de 1.50€ (+1.00€ para portes de correio) e é aconselhável que seja pedida cerca de um mês antes do início da peregrinação.

Em Portugal, a Associação Espaço Jacobeus (AEJ) é a única entidade responsável, autorizada pela Igreja Compostelana, para a gestão e distribuição da autêntica “Credencial do Peregrino“, e os pedidos devem ser feitos para a seguinte morada:

Associação Espaço Jacobeus
(CAB) Praça da Faculdade de Filosofia, nº 16
Apartado 3056
4711-906 Braga
Tel. 931 602 448
E-mail: aej_credencial@hotmail.com

No site da Associação Espaço Jacobeus está toda a informação necessária à obtenção da Credencial do Peregrino bem como as regras para a sua utilização.

Para quem é (ou foi) estudante universitário, existe também a Credencial Jacobea Universitária, para carimbar nas universidades que se forem encontrando pelo Caminho.

creduniversitaria.jpg

Caso não se consiga obter uma credencial, pode-se sempre pedir ao pároco da paróquia da área de residência uma carta que ateste que se vai peregrinar a Santiago dentro do “espirito cristão”, com os devidos carimbos de certificação. Em alternativa pode-se ainda fazer um “Diário de Peregrinação” num caderno, com algumas folhas dedicadas aos carimbos.

bito
04.04.2008

O TEMPO

Como é lógico, outra grande preocupação para qualquer peregrino que esteja a preparar o seu Caminho de Santiago é saber como estará o tempo nesses dias.

É óbvio que, a mais de 3 dias, qualquer previsão do tempo pode falhar, mas mesmo assim, a preocupação e a vontade de saber não diminui por de forma nenhuma.

Sites com as previsões atmosféricas encontrámos muitos, mas o difícil foi saber quais os mais fiáveis, ou seja, quais aqueles que têm uma margem de erro mais baixa.

Finalmente conseguimos encontrar o “weatheronline” que, segundo bons informadores, nos parece ser bastante completo em termos de informação e muito fiável em termos de previsões (cidade a cidade e até 8 dias).

Com sorte, até nos deu sol e temperaturas agradáveis para os dias em que vamos a Caminho de Santiago!

bito
21.04.2008

110 responses

22 07 2008
Rubens

Vamos fazer o caminho português dentro de dois anos (Ano Jacobeu)… extraí boas informações da sua pesquisa. Parabéns pelo Blog e pela aventura! Abraço. Rubens Bürgel

17 09 2008
MARCOS

GRATO PELAS INFORMAÇOES ESTOU ME PREPARANDO PARA FAZER ESSE VIAGEM DENTRO DE UM ANO MAS ANTES ESTOU PESQUISANDO MUITO OBRIGADO ..

19 09 2008
Joaquim Lourenço

Gostava de encontrar um grupo para fazer a peregrinação a Santiago! Estou disponível nas férias do Natal, Carnaval e Páscoa.
Será que me podem ajudar?Tenho mais alguns amigos (alunos).
Abraço

23 09 2008
user

Olá Joaquim Lourenço!

Obrigado pelo seu comentário/pedido de ajuda… o espírito é mesmo este!
Como no Caminho, também aqui, estamos disponíveis para nos ajudarmos uns aos outros.
Se leu com atenção o blog já percbeu que esta aventura requer uma certa preparação… espiritual, física, económica e também algum tempo e principalmente uma boa dose de espírito de sacrifício!
Não sei se pretende fazer o Caminho a pé ou de biciclete nem quantos dias tem disponíveis nem quantos Km’s quer fazer mas de qualquer forma recomendo-lhe que o faça na Páscoa… das datas que me diz ter disponíveis é sem dúvida a melhor!
Quanto aos grupos conheço alguns mas gostava de ter mais informação sobre o seu “Projecto” para o ajudar de forma mais clara!
De qualquer forma… Vá!
Vá com os seus alunos e vai ver que não se arrepende!

Um Abraço
bito

4 01 2010
Lara

Olá,

Antes de mais, obrigada pela informação pertinente e actualizada .
Pretendo fazer o caminho português a pé nas férias de Páscoa 2010, estou no início da minha aventura e para já “só” tenho a decisão de que sigo mesmo este ano…
Tendo em conta que sou principiante nestas aventuras, gostaria de seguir com um grupo que estivesse disponível para este período.
Agradeço desde já qualquer ajuda.

Lara

7 01 2010
user

Olá Lara!

Antes de mais, Muito Obrigado pelo simpático comentário que deixou!

Quanto ao blog, o objectivo foi exactamente esse… Uma vez que fiz “o trabalho” para o Caminho do meu grupo, claro que pensei logo em partilhá-lo com todos aqueles que futuramente tivessem este objectivo e, ao mesmo tempo, tentar sistematizar toda a informação necessária e dicas adicionais para que tudo ficasse mais fácil de alcançar.
Os vossos comentários são seguramente a mais gratificante resposta que o blog aCaminhodeSantiago podia ter!
Uma vez mais, Muito Obrigado!

Digo-lhe ainda que este 2010 será um belíssimo ano para fazer o Caminho de Santiago uma vez que é Ano Compostelano ou Ano Jacobeo, que só acontece quando o dia de São Tiago (25 de Julho) coincide com um Domingo!
O próximo será só em 2021 e por isso este ano a festa vai ser enorme! Aproveite!

Penso que no blog está o fundamental para a preparação e realização do Caminho de Santiago, mas se tiver dúvidas ou quiser apenas conversar… estou sempre disponível.
Quem faz o Caminho de Santiago está sempre disponível para todos os peregrinos de Santiago!

Ultreia et Suseia
Um Beijinho!

P.S. Respondi também directamente para o seu mail com mais algumas informações!
bito

4 03 2009
Roque marcos

quero saber se posso fazer o caminho mesmo sem dinheiro

20 03 2009
user

Olá Roque!

Claro que sim…
Com espírito de sacrifício e paciência chega lá!
Também depende daquilo a que chama “sem dinheiro”… pode ser com muito pouco dinheiro ou pode ser mesmo com Zero Euros.
Sem dúvida que será um mais pouco mais penoso, mas uma das grandes características do Verdadeiro Peregrino é confiar na Divina Providência!
Ela se encarregará de o levar a bom porto (neste caso, a Santiago de Compostela).
Se é esse o seu caso, meta-se ao Caminho!

Um Abraço e Bom Caminho!
bito

23 07 2009
carlos moreira

Obrigado pelas dicas e parabens pelo site.
estou neste momento a preparar a viajem de bicicleta btt a partir de 16 de agosto do caminho aragones de Lourdes -frança a Finisterra.
espero q corra tudo bem e para voces boa sorte…
saudaçoes pedaleiras
abraço
carlos moreira

10 01 2010
Dinis Ferreira

estou a planear ir a Santiago de bicicleta no mês de Junho e ainda estou a recolher informações sobre tubo o que faz falta sobre a viagem. eu e mais alguns amigos estamos a pensar em ir a aventura, sem apoios, só a contar com nós mesmos. sobre o caminho acho que não há problemas, a minha duvida é depois vir embora, não faço ideia de nada. se possível e se puder arranje-me o máximo de informação de tudo o que faz falta. obrigado.
abraço
Dinis Ferreira.

12 01 2010
user

Olá Dinis!

Leia com atenção o nosso blog porque aqui tem praticamente tudo aquilo que precisa saber para os preparativos e para fazer o Caminho de Santiago tranquilamente e sem dificuldades de maior.
Quanto ao regresso, embora sem saber de onde vai partir e aonde quer regressar, vejo 3 soluções…
1. De bicicleta, seguindo o caminho inverso (marcado com as setas azuis do Caminho de Fátima). De qualquer forma, penso que quando chegar a Santiago de Compostela não vai querer ver bicicletas à frente durante uns tempos.
2. De comboio, que é o único transporte público onde o deixam viajar com uma bicicleta.
3. Convence uns amigos ou familiares a ir passar dois dias a Santiago de Compostela e de regresso trazem-no a si e à sua bicicleta.

Não me leve a mal mas, sem apoio logístico, o regresso é um problema complicado se vier de comboio ou de boleia ou moroso se vier de bicicleta.
No entanto, garanto-lhe… o prazer de fazer o Caminho de Santiago supera em grande medida todos esses pequenos problemas!
E se está disposto a ir à aventura como diz, o regresso é só mais uma parte dessa aventura!
Vá e aproveite o Ano Jacobeo porque o próximo é só em 2021

Ultreia et Suseia
Um Abraço!
bito

19 01 2010
Hélder Neves

Desde já os meus sinceros PARABENS, o vosso blog está um espectaculo!

Obrigado por me terem poupado tanto trabalho.

Estou a pensar em ir a santiago de Compostale em btt em meados de maio ou junho.

Com a grande ajuda do vosso blog so me falta companhia para esta aventuar que quero começar a partir de sesimbra.

14 01 2010
Hélder Neves

Desde já os meus cinceros PARABENS, o seu blog esta muito completo, obrigado por me ter facilitado a vida!
Tenho em mente fazer o caminho em meados de maio ou junho a partir de sesimbra, onde moro, mas ainda não consegui convencer ninguem a fazer-me companhia. 😦
Gostava então de ter uma ideia de quanto é que fica as despesas, apenas para lá chegar, visto o retorno ser a cargo de familia.
Caso seja possivel arranje-me o maximo de informação que veja que eu vou precisar.
Um abraço e boas pedaladas

15 01 2010
Hélder Neves

Desde já os meus PARABÉNS o seu blog está impecável, muito obrigado por me ter facilitado a vida.
Penso em fazer o caminho de santiago em meados de maio ou junho, mas infelizmente ainda não encontrei ninguem que me quisesse acompanhar.
Quero fazer o caminho desde Sesimbra sitio onde moro, se conhecerem alkguem avisem!
Se tiverem mais algumas informações que achem serem-me necessarias por favor digam.
Desde já o meu muito obrigado por tudo e boas pedaladas

6 04 2010
HCardoso

Vou fazer o caminho em JUNHO, saindo de Lisboa e passando por Fátima.

17 03 2013
Susana Alves

A empresa Datatour faz o transfere de bicicletas e passageiros de Santiago para todo o Portugal.a um bom preço.
Veja em http://www.datatour.pt

Susana Alves

18 01 2010
Inês

Olá!

Parabéns pelo blog! Parabéns pela minuciosa descrição dos preparativos e da vossa viagem. Parece-me que o entusiasmo com que foram descritos é revelador da importância que lhe concederam.

Penso que a informação seleccionada, nomeadamente na secção “Preparativos” , é extremamente pertinente e relevante para quem ousa fazê-lo. Enquanto lia a informação disponibilizada lembrei-me da altura em que conheci o Caminho e tive a oportunidade de o fazer.

Os meus melhores cumprimentos e… “Bom caminho” 😉

30 01 2010
user

Olá Inês!

Muito Obrigado pelos seus simpáticos comentários!
É exactamente como diz… muito entusiasmo e altíssimas expectativas nos preparativos, ainda assim superadas à chegada a Santiago de Compostela!

Um Beijinho
bito

19 01 2010
Hélder Neves

Desde Já os meus sinceros parabens, o vosso blog está um Espetaculo.

Obrigado por me terem poupado tanto trabalho!

25 01 2010
Rui

Eu também estou a planear fazer o caminho português desde o Porto em Maio de 2010. É difícil arranjar companhia para andar 200 e tal Kms 🙂 no entanto lá se vai tentado desviar os amigos.
Muito obrigado pelas informações prestadas, todas as informações são úteis quando nos deparamos com o desconhecido. Se existirem grupos disponíveis para ir nesta altura gostava de os contactar. Já reparei que existe outra pessoa na mesma situação, não sei ao certo de que cidade pretende partir a Lara, mas agradecia ao Moderador do blog para lhe fornecer o meu mail.

Abraço,
Rui

30 01 2010
user

Olá Rui!

Obrigado pelo seu comentário.
Acabei de aprovar o seu comentário e, caso alguém se decida a fazer-lhe companhia eu farei a ligação e assim ficarão em contacto.

Ultreia et Suseia
Um Abraço!
bito

26 02 2010
susana

olá. também gostaria de fazer o Caminho em Maio de 2010. Se puder pôr-me em contacto com o rui, agradecia.

27 02 2010
user

Olá Susana!

Acabei de o fazer…
Enviei o seu mail ao Rui e o do Rui para si (para o seu mail).

Ultreia et Suseia
Um Beijinho
bito

7 03 2010
Cristina

Olá !
Para quem como eu decida meter-se a caminho de santiago de compostela, pelo o caminho Português ;este blog é um excelente guia de apoio!!
Iniciei esta aventura a algum tempo com muita pesquisa na net, pretendo fazer-me ao caminho a pé em Maio 2010.
Se tiver companhia melhor!!!
Agradecia, pôr-me em contacto com a Lara que tal como eu pretende ir a pé; com a Susana e o Rui que também planeam fazer o caminho na mesma altura.
Agradeço a ajuda.

Cristina

8 03 2010
user

Olá Cristina!

Muito Obrigado pelo seu simpático comentário.
Quanto ao seu pedido, respondi directamente para o seu mail, tal como faço sempre para respeitar a privacidade dos visitantes/utilizadores deste blog.
Se prefere que responda para um mail diferente do que aqui nos deixou, por favor, volte a comentar e diga como a devo contactar. A sua privacidade será também salvaguardada uma vez que não publicarei esses seus dados.

Ultreia et Suseia!
Um Beijinho
bito

20 04 2010
António Costa

Olá !
Muito bom este Blogue!!! desde já agradeço toda a vossa preciosa ajuda pois tal como alguns dos comentadores anteriores também pretendo fazer o caminho a pé em Maio de 2010 a partir do Porto; por isso e se não for incomodo agradecia que facultasse o meu contacto aos possíveis interessados em mais alguém para companhia.

Um grande abraço e agradeço a atenção.

António Costa

5 05 2010
carolina

adorava fazer os caminhos de santiago pode ser a partir de ferrol se não começarem do porto alguem tem alguma viagem em marcha para a primeira semana de junho?

18 05 2010
Rui

Olá bito,

Afinal tive de adiar a minha caminhada e iremos partir dia 29 de Maio do Porto.
Gostava se pudesse que me voltasse a enviar os contactos das pessoas, visto que me estiveram para aqui a mexer no mail e fiquei sem eles.

Os contactos da Susana, Cristina, António Costa e da Carolina.

Agradecimentos,
Rui

11 06 2010
Javier Lopez Martinez

Bom dia
estou a fazer leitura do blogue, estou achar muito interessante a quantidade de peregrinos interessados em realizar o caminho ou tem realizado, eu por motivos religiosos e desportivos tenho feito o caminho de Santiago em diversas ocasiones mas este ano especial, a minha motivação de peregrinação ainda e maior primeiro pelo ano santo compostelano e segundo pelo facto de fazer a Pé em solitário, tenho escolhido o Caminho Central Português com partida desde Lisboa no dia 01-07-2010.
Gostava de informação sobre este percurso.
O caminho encontrasse tudo marcado com setas?
O caminho tem albergues de peregrinos?
O caminho tem lugares donde poder dormir si não existir albergues?

Agradecimentos,
Javier

10 08 2010
Maria Vieira

Olá!

Que bom ter encontrado este sítio!

Vivo fora de Portugal e quero aproveitar a minha ida aí, em fins de Março de 2011, para fazer o Caminho de Santiago a partir de Portugal.

Gostava de ter companhia para esta aventura. Há alguém que tenha os mesmos planos e que também queira companhia?

Um abraço grande
Maria

31 01 2011
maria serrano

Olá! Sou de Fátima, meu nome é maria serrano, tenho andado a pesquisar muita informação para o caminho gostaria imenso de me juntar com um pequeno grupo a santigo. deixo o meu mail na possibilidade de contactarmos melhor, serrano.j.69@homail.com

31 01 2011
maria serrano

Olá! Sou de Fátima, meu nome é maria serrano, tenho andado a pesquisar muita informação para o caminho gostaria imenso de me juntar com um pequeno grupo a santigo. deixo o meu mail na possibilidade de contactarmos melhor, serrano.j.69@homail.com. Obrigada. maria jesus serrano

21 12 2014
isabela iside gagliardo soares

Maria, olá!
Gostaria de saber se você realmente fez o caminho no mês de março e como foi o tempo neste período. Sou brasileira e tenho medo de uma temporada com muita chuva ou frio como se fala do caminho francês.
Fico agradecida por qualquer informação.
Abraços, Isabela Iside.

17 08 2010
fernando

OLA PESSOAL

gostaria de contar com a ajuda de alguns de voces, e minha esposa e 1 amigo vamos fazer o caminho de santiago de compostela, estamos pensando em começar no dia 20 de setembro… se alguem quiser participar e ajudar agradeço desde ja…..se alguem queiser se juntar podemos fazer um grupo que assim deve custar menos…. desde ja agradeço a todos pela ajuda

25 02 2011
Ana Montez

tou fascinda como v/ blog e ainda n li tudo ..
sou os preparativos e as apresentações..
porque a malta trabalha, ver se leio no fds.
Tou a pensar fazer o caminho este ano ( 2011)
com uns amigos..agradeço esta preciosa info e mais
que tenhma pra dar.Boas bikadas

12 04 2011
cristiano rosa

Sou brasileiro e gostaria de fazer o caminho de santiago no ano de 2011,como nao falo espanhol nem ingles tenho duvidas se posso fazelo.
Sera que fazendo por portugal teria mais facilidades?
Se alguem por me tirar esta duvida agradeço.

13 04 2011
Leandro Gomes

Olá, meu nome é Leandro Gomes, vou realizar o caminho agora na páscoa, pretendo sair no sábado 16/04 ou segunda 18/o4, posso ir també de bicicleta, se tiveer alguem animado a ir será um prazer.
Tel. 91153 9183.
Abraço e bom caminho a todos!
Leandro

26 06 2011
manuel correia

meus amigos.Otimo site .Estamos no Rio de janeiro e pretendemos ir em Maio 2012 do Porto da Santiago Compostela de bike fazendo de 25 a 40 km por dia.Alguem tem plano para tal ? grato desde ja

23 10 2012
sandra helena

Oi , sou paraense, estou com muita vontade de fazer o caminho .Apesar do desejo estou um pouco receosa ,pretendo começar me planejar;Porém gostaria de poder ter a companhia de outras pessoas.Um abraço.

1 07 2011
José Cadilha

Olá
Estou fascinado com o vosso blog, à duas semanas que iniciei esta tarefa de consultar a net para recolha de informações sobre Os Caminhos de Santiago. Muitos parabéns, a informação que é disponibilizada neste espaço é sem dúvida, fantástica. Muito obrigado pelo vosso empenho nesta tarefa.
Os MontiBikers, grupo do qual faço parte, amantes de btt e fanáticos da beleza dos montes, decidiram fazer para finais de Abril de 2012 Os Caminhos de Santiago.
Este ano, nos dias 26 e 27 de Março, fizemos Os Caminhos de Fátima. Alverca-Fátima, pernoitando na pousada dos Olhos de Água. Foi um passeio inesquecível. Nessa altura alguém lançou o desafio de fazer os Caminhos de Santiago e cá estamos nós a tratar dos preparativos para a grande pedalada.
Penso que a informação obtida aqui corresponderá a mais de 80% do que necessitamos saber para esta aventura.
Temos programado fazer esta “pedalada” de ~230km em 4 dias, saída de Alverca de carro até ao Porto e partida da Sé do Porto em BTT, e aqui daremos inicio verdadeiramente Aos Caminhos de Santiago..
Eu sei que outros Grupos fizeram em menos tempo, mas nós gostamos imenso de “saborear” a natureza, fazer muitos filmes e bater muita chapa.
Para além de que alguns elementos já entraram nos cinquentas e sessentas.
Toda a informação que for recolhendo e que achar ser uma mais valia para este blog, está prometido que vos enviarei.
Mais uma vez obrigado pelo vosso excelente trabalho.

José Cadilha
(MontiCadilha)

26 07 2011
paulnewman

Meus parabens pelo seu trabalho.Estou me imformando a fundo sobre este meu proximo desafio o ano que vem no meados de julho ou agosto.

17 10 2011
Ediléia R. Santos

Estou realizando pesquisa para inicio de 2012, começar a viagem.!!!..Como é a temperatura no mês de maio, por lá?

20 10 2011
Vanda soares

Ola
Estou fascinada com o vosso blog,
Somos um grupo de Peregrinos de Fátima, já a alguns anos que o fazemos em Maio. Surgiu este ano a ideia e o gosto de vir fazer o caminho de Santiago de Compostela. somos do detrito de Setúbal. Mas como sabemos que saindo daqui levara muito tempo de caminho e não temos disponibilidade de tal gostaria de saber que local me indicaria para sair tenho andado a ver a saída do porto. Mas gostaríamos de saber a opinião de algum que já o fez.
Como funcionam as albergarias de peregrinos?
Mais ou menos os custos das pousadas e albergarias?
Como Funciona a Credencial do Peregrino?
A melhor altura do ano para o fazermos?

E ira surgir durante esta preparação mais duvidas como é óbvio irei colocando as aqui.Pois tudo indica que só iremos para o pro cimo ano 2012. Não sabes ainda em que altura.

17 01 2013
paulo

boas, voces ja fizeram a peregrinacao

16 05 2012
odete maria fernandes

Quero muito fazer o caminho de Compostela ainda neste 2012. Tenho sessenta anos, faço musculação e caminhadas longas em dias alternados, tenho boa saúde. Moro em Brasília e procuro alguém ou grupo que tb queira fazer o Caminho. Qual a melhor época do ano? Estou me preparando fisicamente há quase um ano. Além do aéreo, aproximadamente quanto em dinheiro devo dispor para as despesas?? Grata.

21 08 2012
vitor manuel da conceição gomes

Gostava de conhecer mais em detalhe mapas, organização de grupos em Maio de 2013 ou outra data como funciona em termos de dormida, alimentação, número de dias previstos e previsão de custos?
Grato pela atenção.
Vitor Gomes

1 05 2013
Luma

Ola gostava de saber se posso fazer o pedido da credencial de peregrino, mesmo sem ter uma data definida? No mais o blog esta de parabéns, muito boas informaçoês….

14 05 2013
Alexandra Lemos Costa

Ando à procura de um grupo para ir de Valença a Santiago de Compostela, por acaso sabem de algum???

3 06 2013
Joao De Sousa

Ola a todos, vou fazer o caminho dentro de uma ou duas semanas, gostava de saber se alguem daqui vai fazer o caminho de bicicleta.
tambem gostava de saber mais ou menos em media quanto tempo demora o caminho a ser feito de bicicleta Porto – Santiago – Finsterre !
e em media quanto € gasto por dia ! .

3 06 2013
user

Olá João!
O tempo de viagem depende de variados factores, tais como, o seu nível de preparação física, quantas horas quer/consegue pedalar por dia, as condições atmosféricas, só para lhe citar algumas.
De qualquer forma, conte com pelo menos 4 dias, sendo 3 até Santiago (e descansar) mais um para ir até Finisterre.
Quanto aos gastos, terá, necessariamente, que se alimentar e que dormir. Para dormir tem os albergues ao longo de todo o caminho (baratos ou gratuitos) e se vai pedalar durante várias horas, é fundamental hidratar-se e alimentar-se bem. Também aqui pode economizar levando comida consigo ou comer nas pequenas povoações ao longo do caminho (em regra, doses abundantes e a preços acessíveis).
Leia com atenção o blog a Caminho de Santiago e encontrará muita informação!
Bom Caminho!
bito

12 06 2013
Cris Bracco

PROCURO AMIGOS , GRUPOS, DE PELEGRINOS QUE PRETENDAM FAZER O CAMINHO DE SANTIAGO, AGORA EM JULHO DE 2013.
POR FAVOR, ENTREM EM CONTATO COMIGO PELO
TCABRACCO@HOTMAIL.COM
GRATA
CRISTINA

26 07 2013
carlos abreu

ola sou Carlos penso ir a santiago com outro amigo de Bike la para 9 de Agosto de 2013 quem quiser alinhar? faço gosto Atenção vou e venho de Bike

josecarloscostaabreu@gmail.com

27 07 2013
Conceição

Olá, tencionamos eu e o meu marido fazer os Caminhos de Santiago a partir de 19 de Agosto 2013, a partir do Porto, Alguém tenciona partir nesta mesma data?

14 01 2014
Valéria Franco

Olá Conceição,
Você e seu marido fizeram o caminho na data programada? Como foi, por favor mande dicas e quanto tempo levaram, pois eu e meu marido pretendemos fazer o caminho de Santiago em agosto de 2014. Vocês foram a pé e saíram de Porto?

2 11 2013
Marcia Muniz De Souza Muniz De Souza

Ninguém comenta em ir Cavalo!! Este é o meu sonho, pois é atualmente ou meu lazer e prazer. Já entrei em contato com o Sr. Machadinho, que foi muito gentil e me passar algumas informações. O problema é que não sei onde posso conseguir um bom cavalo em alguma cidade a cerca de Santiago, já que pretendo fazer 200 km cavalgando. Precisava de algum contato para que eu Alugue ou compre o animal, saber o quanto custa, etc… Creio que o melhor caminho seja o Francês. Alguém me ajuda??!! Pretendo ir ainda este ano, mesmo sabendo das baixíssimas temperaturas, e só! Se achasse uma companhia para esta peregrinação seria bom demais. Tenho ciência que esta opção é escolhida por menos de 10% dos peregrinos. Estou acostumaa a viajar só, fui duas vezes ao Marrocos. Será que sou louca e/ou sonhadora demais? Aguardo contatos. Marcia, 45 anos, Rio em 02.11.2013

2 11 2013
Marcia Muniz De Souza Muniz De Souza

Pessoal, segue meus emails para contato: marcia0615@gmail.com e marciamuniz.horse@yahoo.com.br
Obrigada! Marcia, Rio.

2 01 2014
Ana Duarte

Olá a todos!
É sempre bom encontrar um site aonde várias pessoas contam as suas experiências e aonde se encontram várias dicas importantes para quem nunca fez o Caminho de Santiago. Só por isso, obrigada!
Penso fazer o Caminho em final de Março de 2014, tenho algumas dúvidas se será uma boa altura, de qq forma farei na mesma!
Se existir alguém interessado em fazer nessa altura, por favor avise – estou a planear sair no fim de semana de 29 de Março e fazer o trajecto Ponte de Lima – Santiago.
Para já somos duas pessoas, mas seria ótimo podermos integrar um grupo, o espírito de companheirismo julgo que será uma bela ajuda neste percurso!

Aguardo comentários e agradeço a ajuda!

Ana

5 03 2014
pedro

olá Ana. Gostaria de participar no vosso grupo pois tenho uma promessa que inclui esse caminho. É possivel entrar em contato comigo para o email valorsys@gmail.com ? obrigado.

17 03 2014
Ana Duarte

Pedro, enviei-lhe um email com a informação. Obgd

21 12 2014
isabela iside

Olà Ana.
Estou procurando informações sobre o tempo/clima com quem já fez o caminho no mês de março. Estou pensando em ir em 2015.
Qualquer informação é de grande valia. Obrigada!

13 01 2014
CLAUDIA UNTAR

Ola,
meu nome è Claudia, sou Brasileira , Minas Gerais, estou me preparando para a fazer a caminhada por Portugal, e gostaria de saber se voces tem contato com grupos , que irao fazer o caminho e se + possivel ingressar em algum grupo que esteja se preparando tambèm para a caminhada!
Oi Ana vi aqui p seu post, e deixarei aqui o meu e-mail para que possa me contatar tambèm. estou querendo fazer a caminhada na mesma data acima citada pela Ana, ou no mais tardar junho de 2014!
obrigado
Claudia untar

13 01 2014
CLAUDIA UNTAR
13 03 2014
Ana Duarte

Olá Claudia!
Aqui deixo o meu contacto de email no caso de estar interessada em se juntar, planeio fazer o Caminho de acordo com as datas que indico abaixo.
email: anaduartecosta@hotmail.com
Obrigada.

18 02 2014
Celeste Novais

Gostava de ir a Santiago de Compostela a pé mas gostava de saber o nº telefone para saber qual o grupo quando …
Muito obrigada

13 03 2014
Ana Duarte

Olá Celeste!
Aqui deixo o meu contacto de email no caso de estar interessada em se juntar, planeio fazer o Caminho de acordo com as datas que indico abaixo.
email: anaduartecosta@hotmail.com
Obrigada.

23 02 2014
Tiago Silva

tal como todos neste blog, gostava bastante de fazer o caminho de santiago, claro que fazer um caminho tão longo sozinho deve ser extremamente penoso, gostaria de me inserir num grupo,e fazer o caminho a partir de lisboa. se possivel me indicar alguns grupos.

5 03 2015
luis santos

Ola tiago. Gostava de saber se sempre fez o caminho desde lisboa. Eu vou fazer esse percurso em abril

13 03 2014
Ana Duarte

Olá a todos!

Gostaria de saber quem está interessado em se juntar ao Caminho, fizemos algumas alterações de datas.
Vamos fazer o Caminho de 7 a 15 de Junho no trajecto Ponte de Lima – Santiago.
Para já irei entrar em contacto com as pessoas que me deixaram o email, se alguém tiver interessado poderá juntar-se a nós!
Obirgada.
Ana Duarte

13 03 2014
Alexandra Lemos Costa

Ana Duarte!! Eu poderei juntar-me, mas diga-me vão sozinhos, ou em algum grupo organizado por alguma instituição, e como é a logistica? vão de mochila ás costas? alexandra.costa@isban.pt

14 03 2014
Ana Duarte

Olá!
Enviei um email para as pessoas que me deixaram aqui o contacto.
Se alguém se quiser juntar a nós, envie-me o seu contacto e eu responderei.
Obrigada.
Ana Duarte

9 05 2014
Patrícia

Olá ana! Somos um casal do porto e também estamos interessados nessa data. Seria de bicicleta certo? Podes enviar mais detalhes por email? Obrigada

31 08 2014
helena.henriques

Ola Ana,se souber de alguem ou associacao que esteja a planear caminho em 2015 por favor diga,eu quero fazer.
obrigada.Helena.

23 09 2014
Mara

Olá Helena….

…Meu nome é Mara!Pretendo fazer o caminho francês ano que vem tb.Ainda não decidi se em Maio de 2015 ou Setembro de 2015.
desde os meus 16 anos tenho vontade de fazê-lo…
…Agora não dá mais para segurar…rsrsrs.
Onde vc mora?

Buen Camino para nós!!!

Entre em contato comigo!!!

14 01 2015
luis santos

ola helena, eu vou fazer o caminho em abril mas saio de lisboa

28 03 2014
graça carreiro

Olá! vivo em Lisboa e gostaria muito de fazer o campinho de Santiago em bicicleta. somos um casal e seria muito agradavel fazer o passeio com mais pessoas. temos férias durante a semana de 28 de abril de 2014. se alguém quiser juntar a nós, basta enviar o seu contacto. Graça

30 04 2014
barbosa domingos

olá sou de santa maria da feira, e gostaria de encontrar alguem para SANTIAGO DE COMPOSTELA , saida do porto. viagem de bicicleta, entre o dia 24 ou 25 de julho seria agradavel encontrar algem.
contrarar. barbosa

20 05 2014
Helena Carolina Dias

Olá! Eu quero fazer o caminho de Santiago este ano, a sair no final julho, contudo a pé. Se alguém for, contacte por favor, o meu email é helenacarolinadias@gmail.com. Beijinhos

21 06 2014
Paulo Teixeira

Olá, estou a pensar fazer o Caminho de Santiago Português, a partir do dia 16/08, desde a Sé do Porto, em Bicicleta. Alguém se quere juntar nesta aventura? Espero as vossas respostas. O meu nome é Paulo Teixeira e o meu e-mail é: jpst.2009@gmail.com

1 07 2014
Luís Santos

olá a todos.
Eu estou a pensar fazer o caminho de Santiago em principio lá para Abril de 2015.
Saio da zona de Mafra. São cerca de 600km em 25 dias, dá uma média de 25km por dia. O percurso é o da costa com saída da zona de Mafra, passagem pelo santuário de Fátima e chegada a Santiago.
Procuro alguém de perto que queira fazer o caminho comigo. Se ouver interessados contactem-me pelo e-mail luis_santos06@hotmail.com

1 07 2014
Jorge Manuel Marques Sousa

Sou de Viseu e gostava de saber se alguém quer ir de bicicleta até Santiago .A minha disponibilidade e total.telemóvel..914587298

1 08 2014
Alessandro Lamoglia

Olá a todos, pretendo fazer esse roteiro no segundo semestre (agosto/setembro) de 2015. Caso alguem tenha interesse vamos planejar juntos. A idéia é percorrer o caminho frances em 20 dias (em torno de 900Km). Moro em Brasília.

14 10 2014
elaine

Ola! Sou brasileira e pretendo fazer o caminho em abril/2015 . Alguem tem a mesma intenção??

23 12 2014
luis santos

ola elaine.
está a pensar fazer a partida de onde?
eu vou fazer o caminho portugues, saio em abril de 2015 próximo de lisboa com passagem pelo santuário de fátima

20 01 2015
Arthur Ramos

Oi Elaine, Vou fazer o caminho Francês em abril/2015 também. De bicicleta!

10 11 2014
carlos alves

ola queria fazer o caminho em dezembro vivo na nazare pode dar me o melhor percusso obrigago

16 12 2014
José Eudes Rodrigues da Costa

Olá!! Gostaria de informações sobre se é possível fazer o Caminho no final de Março (de Bike), partindo de Pamplona!! Tempo/ clima? Neve? Obrigado.

1 03 2015
Beatriz silva

Ola.moro na alemanha .gostava de fazer o percuso de bicicleta. De agueda Ate santiago. Gostava de fazer em grupo. No verao Ou em outubro deste ano.quem me ajuda.agradeco.Bea

5 03 2015
luis santos

Ninguem quer fazer o caminho em abril com saida em lisboa ou fátima?

3 04 2015
maria cristina dinis

Olá bom dia e Boa Páscoa: Sou Cristina. e vivo em Lisboa. Estou a iniciar-me na pesquisa dos Caminhos de Santiago, pois penso fazê-lo mas a pé, talvez ainda este ano. Obrigada pelas informações obtidas no blogue está muito útil. Obrigada.

7 04 2015
luis santos

eu vou fazer a pé com saída no conselho de mafra já no próximo dia 23. Se quiser ir nesta altura e tiver mais alguém interessado podem juntar-se a mim, por enquanto estou sozinho…

21 05 2015
Bento Martins

ola meu nome e Bento Martins sou residente em Setúbal e gostaria de saber se existe um mapa oficial do trajecto entre Setúbal e S.de Compostela ,pois tenho em vista dentro de um ano meio iniciar esta jornada a pé. Ate ao momento sou único caso mais alguém residente na mesma cidade esteja interessado será bem vindo

3 06 2015
Valéria

Olá, boa noite, gostaria de fazer o caminho, mas não sei de onde sair, de POrtugal, para conseguir fazer 100 KM, que é o que pretendo. Poderia ajudar-me? E quanto eu gastaria em hospedagem e alimentação, aproximadamente? Obrigada pela atenção. Cordialemente. Valéria

30 07 2015
Fernando Diabinho

Olá, bom dia. Em 1º lugar, parabéns pelo blog, é sempre muito útil haver quem partilhe as suas experiências.
Estou a planear o percurso a pé até Santiago. Vou partir de Ponte de Lima, na 1ª ou 2ª semana de agosto de 2015, por enquanto estou sozinho. Se alguém quiser juntar-se a mim ou souberem de pessoas que queiram fazer o caminho em grupo podem contactar-me para o meu email atjanp@gmail.com.
Obrigado
Fernando Diabinho

1 08 2015
Eugénia Ferreira

Boa tarde, pretendo fazer o caminho de santiago a pé a partir do dia 9 deste mês. Parto de vila do conde. se houver. se houver alguém que se queira juntar, podemos combiar.

6 08 2015
Diogo Pacheco de Amorim

Olá eu vou fazer o caminho de Santiago desde paris , e a minha pergunta é se o credencial só tem espaço para 40 carimbolos e pelos vistos são 2 por dia ( sendo que de paris até Santiago são 62 dias ) o q faço se não tenho espaço para mais carimbos

6 10 2015
Fernanda Ribeiro

Boa noite, gostei muito do blog é bastante explicito e fiquei esclarecido.
Estou a pensar fazer o caminho a pé para Santiago em Março de 2016, gostaria que saber quais os melhores albergues e se alguém estaria interessado em fazer em me acompanhar já que por agora estou sozinha

3 01 2016
Nelson Sousa

Boa Noite Fernanda, tambem estou a pensar em ir para março com saida do Porto mas ainda estou a fazer os preparativos, se quiseres podemos falar melhor e partirmos os dois. Boas Caminhadas

5 01 2016
Diogo Pacheco de Amorim

Nelson , pode me contactar por e-mail por favor ?
diogopachecodeamorim2002@outlook.pt

8 02 2016
José Morais Andrade
17 02 2016
Miguel

Boa noite. Estou a pensar fazer Porto – Santiago de Compostela de Bicicleta no mês de Abril, terei 4/5 dias para fazer o caminho, contudo gostaria que alguém me facultasse o Acumulado D+ de cada etapa de forma a prever os kms que consigo fazer por dia.
obrigado

19 04 2016
Mónica Sara da Graça Campelos

Olá boa noite. Pretendo fazer Avelãs de Caminho- Anadia até Santiago de Compostela a pé. Só terei possibilidade a partir do final deste mês. Li toda a vossa informação que, desde já agradeço, é muito útil. Não tenho qualquer tipo de preparação física, já li sobre o que preciso de levar na mochila e gostaria de saber outro tipo de informações e mais importante ainda se poderei integrar algum grupo.
Muito obrigada.
Fico a aguardar.

16 05 2016
octavio justino

caros amigos gostaria de fazer o caminho de Santiago a pé com partida de Samora Correia vila ate Santiago de Compostela será possível enviarem-me um mapa com todo o trajecto

31 05 2016
Alcir Félix Rodrigues

Ótima ajuda,obrigado.vou fazer o caminho a partir de 23/07/216 de Leça do balio,matosinhos e alguém interessar seguir comigo meu contacto 912566736 e meu email Andrea.alcir.rodrigues@gmail.com

31 05 2016
Alcir Félix Rodrigues

Alguém interessado em seguir para Santiago a partir do porto em 23/07/20016,meu contrato 912566736,email Andrea.alcir.rodrigues@gmail.com

21 07 2016
Alcir Félix

Eu tenho um mapa pelo caminho central português com albergues e milímetros a partir do porto,se quiser posso te enviar por email,fiz o caminho a duas semanas a pé e foi maravilhoso.

21 09 2016
Alcir Félix

Posso te enviar a partir do porto,com kms e Albergues até Santiago.

15 11 2016
Daniel barros

Olá,

Eu gostava de fazer o caminho de Santiago de Compostela agora em Dezembro entre 8 e 17..de onde recomenda partir tendo em conta a disponibilidade? Eu preferia ir pelo interior para ter o maior contacto com a natureza.

Muito obrigado

23 11 2016
Luis Santos

Comece o mais longe possivel que o seu tempo permita mas não faça mais de 25/28km por dia.
Agora é só fazer contas e utilizar um medidor de distancias…

22 11 2016
Alcir Félix

Faça o caminho central português,se quiser um roteiro tenho um mapa com kms e Albergues a partir do porto.meu contacto 912566736

6 12 2016
Maria Gomes

Olá Bom dia,
O meu nome é Maria Gomes e sou de Vila Real e queria fazer o caminho em Maio do proximo ano, mas não queria faze-lo sozinha gostaria de saber como posso procurar grupos que saiam na mesma altura.
Queria iniciar o trajecto a partir da Fronteira com Espanha.
Obrigada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: