OS ALBERGUES

21 04 2008

Como não é possível fazer o Caminho de Santiago todo num só dia, é fundamental encontrar um sítio onde dormir no final de cada jornada.

Naturalmente, Hotéis e Pensões haverá um pouco por todas as localidades por onde passa o caminho, mas o “verdadeiro peregrino” tem outras alternativas ao seu dispor, bem mais adequadas à sua condição.

Peregrino que é Peregrino (com P grande) utiliza os Albergues de Peregrinos que existem espalhados ao longo do caminho justamente para os acolher, sendo necessário para tal, ser possuidor da Credencial de Peregrino devidamente carimbada.

Em Portugal, a coisa está ainda pouco generalizada, mas em Espanha, principalmente na Galiza, não há povoação, por mais pequena que seja, que não tenha o seu Albergue de Peregrinos com 5 ou 10 camas pelo menos, chegando o de Santiago a ter espaço para mais de 500 pessoas.

Para colmatar a falta de Albergues de Peregrinos em Portugal, existe um Protocolo com as Pousadas de Juventude, que dá direito a pernoitar em todas as Pousadas de Juventude que fiquem num Caminho de Santiago reconhecido, com um desconto de 10% sobre os preços de tabela.

No site oficial das Pousadas de Juventude podemos fazer a marcação, dizendo que vamos fazer o Caminho de Santiago como Peregrinos (e que temos a Credencial) para assim beneficiarmos do referido desconto.

Para os Albergues de Peregrinos não é possível fazer marcação, sendo que recebem as pessoas, apenas por uma noite, à medida que estas vão chegando, até a lotação estar completa… um pouco como diz o ditado “Quem primeiro chega, primeiro se avia”. Por outro lado, aqui não se pagava nada por pernoitar, sendo a prática corrente, deixar uma pequena contribuição monetária para ajudar nas despesas de manutenção e limpeza do albergue. Actualmente, continuamos a encontrar Albergues onde não se paga, mas a regra passou a ser o pagamento de um valor entre os 3.00€ e os 5.00€ (em Santiago) que, no fundo, não deixa de ser um “valor simbólico”.

Ainda em relação aos Albergues de Peregrinos, importa dizer que eles variam bastante, tanto quanto à sua capacidade quanto às condições de alojamento (camas, casas de banho/balneários, águas quentes/frias, e cozinha de apoio).

No Caminho Português do Interior (que vamos fazer), partindo de Guimarães, acontece de facto que nas primeiras duas localidades só temos mesmo as Pousadas de Juventude. Daí para a frente então, começam a aparecer os Albergues de Peregrinos que nos “acompanham” até Santiago de Compostela.

Pousadas de Juventude e Albergues no Caminho Português do Interior
(Guimarães – Santiago de Compostela)

Em Portugal

Em Espanha


bito
21.04.2008

Acrescento agora, mais de um ano depois de ter colocado este post, que abriu finalmente o Albergue de Peregrinos de Ponte de Lima.

Situado logo após a velha ponte (o lugar chama-se “Além da Ponte”, já na freguesia de Arcozelo), o novo Albergue de Peregrinos de Ponte de Lima localiza-se na “Casa do Arnado” (a primeira casa, do lado direito, ao sair da ponte).

Durante o Verão está aberto  das 17 às 22 horas e o contacto do Albergue é o 925403164. (No Inverno terá que se ligar para a Câmara Municipal).

Dispõe de 30 camas e chão para mais 20 colchões e oferece diversos serviços dos quais destacamos: Serviço gratis de Internet; Cozinha equipada; e Lavandaria (tanque).

bito

08.09.2009

Acções

Information

38 responses

22 04 2008
r.filgueira

Ate ao ano passado os albergues publicos dependiam da boa vontade de cada um. Este ano os albergues deixaram de ser gratis.
As regras sao nao se admitem reservas e os lugares disponiveis se ocuparao segundo a ordem de chegada. En funçao dos lugares disponiveis, nos albergues dao preferencia aos peregrinos a pe.

Há albergues aconselhados para ciclistas dado terem mais capacidade de acolhida.

“un peregrino no exige, agradece”

22 04 2008
Gonçalo

Boas,
Como r.filgueira disse desde o ano passado que em praticamente todos os albergues da Galiza tem de se pagar (3€ por peregrino) os únicos onde não me cobraram foram o de Tui e o de Mos. Por norma os albergues abrem as portas as 17h e fecham as 22h (hora Espanha) e devem ser abandonados até as 9h, esta é a norma mas nem todos são assim.
A ocupação dos lugares é por ordem de chegada, nunca me aconteceu ter um “tratamento” diferente por ir de bike mas já aconteceu albergues pequenos com o de Mós estar cheio as 15h, isto porque os peregrinos a pe saem muito cedo e chegam cedo ao albergue seguinte.
Para as refeições em Espanha informem-se nos albergues ou postos de informação sobre quais os “restaurantes” que têm o menu do peregrino, são mais reconfortantes e saem mais em conta do que as “tapas e bocadillos”. Se fizerem uma refeição em Redondela não deixem de ir ao Mítico Cafe-Bar PORRON que desde sempre recebem de braços abertos e simpatia os peregrinos.

Bom Caminho – Ultreia Suseia

22 04 2008
user

Cara Rosário e Caro Gonçalo!

Desde já vos agradeço os vossos comentários com a actualização da informação quanto aos preços.
Com base no que me dizem vou fazer a correcção do post.
É para isso mesmo que aqui estamos… e assim todos ficam a ganhar!

Como Peregrino… também não exijo, e agradeço-vos muito!

Um Grande Abraço!
bito

PS: Boa dica essa do PORRON!

27 02 2010
Maria Rita

Farei o Caminho de Santiago em Setembro/10….Tô muito feliz que terei todas as informações aqui com vocês…estou na expectativas..pois faz anos que desejo fazê-lo…
Bem, vou sair de Ribeirão Preto/SP…não vejo a hora!!!
Gostaria de saber inicialmente se é possível alugar uma bicicleta?valores? e quando tempo levarei para fazer o caminho?

Obrigada!

1 03 2010
user

Olá Maria Rita!

Que grande aventura a sua…
Vai ver que vai ser uma recordação para toda a vida!
Quanto à bicicleta, honestamente, penso que lhe sairá bem mais barato comprar uma.
Explico-lhe porquê… normalmente, nos poucos locais que alugam bicicletas, elas são sempre de qualidade média/baixa, e pelo valor desse aluguer (ou mais barato ainda) consegue comprar uma bicicleta equivalente, sem a preocupação de a devolver, e que no final pode vender ou oferecer a quem quiser.
Se quer uma boa bicicleta, aí será mais difícil conseguir um local para alugar uma e, será naturalmente mais caro.
Quanto a preços de aluguer, neste momento não lhe consigo dizer, mas num supermercado ou grande armazém de desporto (Sport Zone em http://www.sportzone.pt/ProductList.aspx?oid=5|25|107|&c=1027&l=0 ou Decathlon em http://www.decathlon.pt/PT/btt-lazer-6898834/) bastante razoáveis para fazer o Caminho de Santiago, a partir dos 120 Euros (300 Reais Brasileiros à cotação de hoje).

Melhor ainda, é ter um amigo em Portugal que lhe empreste uma boa bicicleta!
De qualquer forma… Vá!
Vá mesmo, porque se vai arrepender!

Ultreia et Suseia!
Um Beijinho
bito

12 07 2008
maria jose do espirito santo silva

Hoje estou vendo os albergues tenho uma viagem programada para 2009 e estou a pesquizar os albergues e suas informações foi muito inportante desde ja muito obrigado

4 11 2008
Maria Santos

Tenho necessidade de fazer uma peregrinação a pé a Santiago de Compostela, e gostava de realizar no próximo mês. Estou desempregada, sem dinheiro, vou a pé gostava que me dessem todos os sitios aonde poderei pernoitar e comer, os locais, mapas, etc. De Santiago irei para o Sul de França, tentar uma vida melhor. Por isso também terei que ter ajuda, dos locais, mapa, etc. estou na Biblioteca. Contactar pelo 916998316, Obrigada.

19 11 2008
user

Olá Maria Santos!

Antes de mais, Obrigado pela sua participação!
Lamento que esteja desempregada e sem dinheiro, mas era bem pior se pretendesse fazer umas férias no Dubai…
Para chegar até Santiago de Compostela até é bom não ter o “peso” de um emprego que lhe imponha uma data fixa de partida e de regresso… Vá ao seu próprio ritmo!
Quanto ao dinheiro, vai ver que precisa de algum mas não será assim tanto!
Em relação ao Caminho, prepare-se para alguns sacrifícios, porque vai ser duro, e mais ainda porque em Dezembro vai fazer frio e chuva.
Aconselho-a a ler com atenção o nosso blog e encontrará quase tudo o que precisa saber para fazer o seu Caminho de Santiago sem sobressaltos.

Sobre a sua segunda etapa “Santiago de Compostela – Sul de França”, nada melhor do que seguir o Caminho Francês (ainda mais longo e ainda mais duro), mas em sentido contrário. Em Santiago vai seguramente encontrar toda a informação de que necessita e, com sorte, alguns companheiros de viagem.

De qualquer forma… Vá!
Vai ver que não se vai arrepender… É uma experiência de uma vida!

Ultreia e Suseia!
bito

14 04 2009
Mário

Já fiz o Caminho Português 3 vezes.

Em 2006, de Rubiães a Santiago.

Em 2007, de Vila Nova de Gaia (Monte da Virgem) a Santiago.

Em 2008, Do Porto, Sé Catedral a Santiago, seguindo depois para Finisterra e Muxía.

É sempre uma experiência inolvidável, mais que a experiência de uma vida!

Este ano estou a preparar o itenerário para, no fim de Maio, voltar ao Caminho, desta vez partindo de Chaves, prosseguindo por Feces de Abaixo e Verím, ou partindo de Bragança, prosseguindo por Rio de Onor e Puebla de Sanabria.

É uma nova experiência!

Quem tiver alguma informação sobre estes trajectos, nomeadamente mapas e descrição das etapas, fico muito grato.

Saudações de peregrino.

Mário

9 06 2009
Bea

Olá Mario!

Eu vou fazer o caminho desde Porto e so queria perguntar-te onde se soubesses onde poderia conseguir a credencial de peregrino e se e muito dificil encontrar alujamento. Eu vou amanha, pelo si viesses esta mensagem , agradeceria a tua resposta!! Obrigada!!

13 07 2009
Rita

Olá!

vou iniciar o meu caminho em 1 de Agosto deste ano. Em princípio irei sozinha, não vejo a hora!!!, mas o meu único receio é mesmo ir sozinha, se é perigoso…
Todos os conselhos são benvindos, nomeadamente sobre onde existem albergues.
Obrigada!
Rita

13 07 2009
user

Olá Rita!

Honestamente… Não tenha receio!
Serão esses momentos a sós com o “Caminho” aqueles em que se vai sentir melhor…
Melhor consigo própria, melhor com a vida e melhor com o mundo!
Além disso, se vai a pé, encontrará seguramente bons companheiros ao longo do Caminho!
(Sei de casos em que pelo Caminho se fizeram “Amigos para toda a Vida”).

Bom Caminho!
Ultreia e Suseia!
bito

9 07 2010
Nuno

Rita perigoso não é porque se o teu caminho for pelas aldeiazinhas e estradas antigas do caminho de santiago vais e podes ir tranquila…
eu vou partir tranquilo mas tb já com esperanças de não ganhar bolhas nos pés que me parece o pior cenário de um caminhante:)
Saio da Póvoa de Varzim dia 27 de Julho,mas,ainda vou fazer um trajecto experimental no sabado dia 17 até ao albergue de rates e saber de todas as informações que sao “indispensáveis” para mim!
Caso o teu caminho seja o mesmo que o meu e o passo apressado passarás por mim de certeza…beijinhos,um abraço…e,saudações jacobeias:)

9 07 2010
Nuno

Ok Rita desculpa mas não tinha reparado na data… :)heheheh
já foste o ano passado nao foi?Que tal?Vais outra vez?:)
Gostava de ter algumas ideias do que devo ou não fazer…até agora tb tenho caminho reservado “sozinho no mundo”…
Choras-Te antes de lá chegar?:)
Xau beijinhos,Saudações

10 09 2009
Antonio Tome

ola bom dia, estou a perparar-me para fazer o caminho de santiago a pe desde bragança, se me puder ajudar com mapas trajecto mais perto ou outras informaçoes ficava muito grato, visto que na net a informaçao desde bragança. e muito pouca.
um abraço atentamente
Antonio Tome
Atc.castro@gmail.com

11 09 2009
user

Olá António!

De facto, é realmente como diz!
O caminho que pretende fazer é sem dúvida o menos percorrido e o menos divulgado dos caminhos portugueses.
No entanto, não desanime porque ainda há alguma informação que penso ser suficiente para conseguir chegar a Santiago de Compostela sem problemas de maior.
Não sendo este o caminho que seguimos, os meus conhecimentos sobre esta alternativa são mais limitados, mas posso-lhe garantir que há um Caminho de Santiago perto de si.
Na realidade, trata-se de um “atalho” da Via de la Plata. Enquanto que a Via de la Plata segue sempre por território de Espanha, esta variante faz um pequeno desvio ao traçado principal e cruza o território nacional, passando justamente por Bragança.
No lado de Portugal não sei se haverá marcações no terreno, mas do lado de Espanha seguramente que as vai encontrar.
Em Verin, já na Galiza, junta-se o caminho que vem de Chaves com o que vem de Bragança, e daí em diante terá certamente as famosas setas amarelas e vieiras de Santiago que o levarão até ao seu destino.
Leia com atenção no nosso blog, nomeadamente as páginas “O Caminho” e “Os Preparativos” e aí, aceda ao link do site Xacobeo, onde encontrará algumas explicações sobre os troços da Via de la Plata em território da Galiza.
Vou-lhe também enviar por mail, alguns mapas gerais do itinerário que deve seguir.
Pode sempre contactar o Serviço Xacobeo da Junta de Galicia (via mail, correio ou telefone) e solicitar informação mais detalhada sobre o caminho que pretende fazer. É quase certo que vai receber pelo correio todos os guias de divulgação que este serviço disponibiliza.

Se Precisar de mais informações basta contactar-me e cá estarei para o tentar ajudar!
Bom Caminho e um Abraço!
bito

18 05 2009
Paulo Xavier

Parabéns por este magnífico blog! Bem organizado e com informação muito útil.
Irei a Santiago, com a minha mulher e uns amigos, daqui a menos de um mês e, visto que somos caloiros, este blog está a ser uma importante fonte de indicações para o planeamento das etapas.
Obrigado!

Paulo Xavier

19 01 2010
pedro

Olá
Bem eu estou a pensar fazer uma peregrinação de bicicleta por estrada de LEIRIA a S.TIAGO…
estou a tentar angueriar companhia…
Bem estou a pensar fazer a viagem +/- de 27 de março a dia 1 de abril…
Mas como estou livre de 27 de março a 11 de abril… a data pode ser negociada conforme a vossa disponibilidade…
qualquer resposta para pedro_miguel_ramos@hotmail.com
Cumprimentos

30 01 2010
user

Olá Pedro!

Obrigado pelo seu comentário, que acabei neste momento de publicar…
O seu contacto fica disponível e quem o vir poderá contactar consigo.

Ultreia et Suseia
Um Abraço!
bito

5 05 2010
Eduardo Esteves

Olá
Necessito de informação,
sou de viseu gostaria de fazer o caminho de santiago como começar os preparativos
onde devo iniciar a viagem quais as dicas mais importantes.
Agradecido

9 05 2010
iven fernandes

Olá,

Vai ser organizada uma peregrinação a cavalo a São Tiago no mês de Julho. Sendo 2010 um ano Jubileu e o próximo ser só daqui 11anos, é uma oportunidade para todos os amigos cavaleiros.

Para mais informações contacte-me por mail : ivenfernandes2@hotmail.com

15 06 2010
Manuel

Gostava imenso de fazer uma caminhada até s.tiago mas como sou do distrito de Viseu gostaria que me indicassem o melhor caminho , se podessem facultar um mapa agradecia . UM Abraço Manuel Carlos

2 09 2010
Solange

Olá,
vou fazer o caminho de Santiago a partir de Sarria, no mês de outubro. É muito frio nesse período?

2 12 2010
Paulo Ferreira

Boa noite! Estou maravilhado com a ideia de voltar a fazer o Caminho sozinho,
já o fiz com carro de apoio e em grupo em 2003 e adorei, é um trajecto que alimenta bastante a alma e vou aproveitar para o fazer numas pequenas férias
que tenho agora em Dezembro,a minha dúvida é se nesta altura do ano os albergues estarão a funcionar e a que horas fecharão.Qualquer informação era-me muito útil.
Tenciono fazer o percurso Valença – Santiago, e gostava também que alguém me esclarecesse se é possível fazer 40 km a pé num só dia e se é aconselhável..
Digo isto porque pretendia para fazer uma etapa de Redondela a Padrón , de modo a usufruir da estadia do albergue, visto que o de Caldas de Reis não tem muita informação on-line e tenho receio de não o encontrar..
Mais uma vez agradeço qualquer informação que pode ser enviada para o meu contacto electrónico,Cumprimentos e um ”Bom Caminho” para todos.

Paulo F.

27 12 2010
RODERICO FALCÂO

Pretendo fazer o caminho em 2011, porem tenho algumas duvidas será que vcs podem me ajudar. ficarei muito grato. FALCÂO

29 03 2011
Henrique Arújo

Boa noite

Vou fazer o caminho S. Tiago no dia 2 de abril, daqui a 3 dias, já o conheço todo no ano passado fiz 3 vezes a partir de S. Pedro de Rates, Povoa de Varzim.
E este ano vou voltar a fazer o mesmo dia 2 de Abril e quero fazer a partir de Chaves e depois de França.
Quem nunca o fez vai amar é espetacular, se quiserem saber algo podem perguntar, ou se tiverem a contar ir podemos tentar marcar datas um vou de bike e tenho ido em um só dia 205km
Um abraço

13 09 2011
Joaquim Carvalho Reis

Olá
Sou, Joaquim Carvalho Reis, fiz o caminho de Santiago, conclui-o no passado Sabado. Acontece que deixei uns oculos no albergue de TEO. Pergunto se alguem tem o contacto deste albergue, para eu ligar com alguem responsavel do albergue, Ah e se alguem quiser companhia para uma nova caminhada, estou disponivel para ir novamente.

11 10 2011
Salete

Ola Joaquim…
Conta um pouco sua experiencia do caminho, com è os alberges, a comida na Spanha, etc… eu e meu marido vamos fazer em março 2012 quanto mais informaçãoe melhor muito obrigada…

20 11 2011
Diogo

Começaste a viagem onde? Eu por acaso estava a pensar fazer o caminho, mas a partir de lisboa, preciso é de me informar melhor sobre os albergues, caminho, essas coisas. Como é a primeira vez, tenho algum receio.

2 10 2011
Salete

Ola…queridos anjos….tenho duvidas…. Peço ajuda
Eu e meu marido estamos nos preparando p/ fazer o caminho de santiago de compostela em março de 2012 gostaria de saber se ainda e muito frio aí nesse mês? e chuvoso? por favor me falem um pouco sobre esse mês p/ saber que tipo de roupas levar etc…, e outra duvida, tem tualhas de banho nos albergs? se tiver menos um peso na mochila, quanto mais Informações melhor…. obrigada

23 03 2012
cristiana martins

Ola a todos os peregrinos ou futuros peregrinos como eu, vou iniciar o meu percurso no dia em que compelto 30 aninhos, ou seja dia 1 de junho de 2012, espero encontrar muita gente nesta aventura, pois todos juntos somos capazes…vou sair de Viana do Castelo por volta das 6 da manha, estou anciosa.
Bom caminho para todos

7 09 2012
carlos rei

Já fiz muitas vezes o caminho Francês o Primitivo e Português a partir do Porto. Este ano repeti o do Porto,que para mim é o mais natural, e tive uma agradável surpresa ao final do primeiro dia, que é o pior porque tem muita estrada. Abriu um albergue particular em Vilarinho,”A Casa da Laura”. É uma familia de caminheiros com umas instalações fantásticas e uma forma de receber como nunca tinha visto.

8 02 2013
Priscila Fogaça Gomes

olá..gostaria muito e pretendo fazer o caminho de santiago de compostela,acontece que não sei nada sobre e nem imagino de onde devo começar,meu nome é Priscila tenho 31 anos e aos 29 fiquei viuva,viuva de um grande homem que partiu aos 24 anos, desde então Deus tem me guiado e começei minha verdadeira caminhada comigo mesma e é incrivél a misericordia Dele.Por gentileza,gostaria de pedir a ajuda de voces,que entende do assunto, tudo que achar que for preciso,quero saber.
Sou brasileira e moro no interior de Sao Paulo
Fico no aguardo do contato em meu email Desde ja muitissimo Obrigada,paz e luz sempre..

17 09 2014
tito alves pinto

sejas tu quem fores,e porque és um ser humano ,criado pelo verdadeiro arquiteto da humanidade,o qual colocou á tua inteira disposição,valores naturais,individuais,intelectuais,e muitas outras coisas com as quais terás de saber escolher o teu,muito intimamente tu,unico como ser humano,porque não existem dois iguais,não busques nos outros o teu verdadeiro caminho,pois nenhum de nós te fará descobrir,o teu verdadeiro caminho,eu já fiz os dois caminhos portugueses a santiago de compostela, o central, e o da costa,e sem saber como,hoje o meu mais intimo eu,me diz que devo trilhar o caminho francês, o qual não conheco de maneira nenhuma,a unica informaçâo que vou tendo,é de todos aqueles que já o fizeram,mas todos eles com histórias diferentes,por esse motivo,assim que possas,avança pelo teu próprio pé,sem medos,e tudo o mais que vier atè ti,aceita como seja uma verdadeira lição de vida,e um verdadeiro teste á tua pessoa,e nunca tenhas medo de continuar,quando pensares que já chegastes ao teu limite,porque os caminhos se fazem caminhando,então segue em frente,e chora se tiveres de chorar,mas nunca desistas da tua vida enquanto por aqui andares.,muita saude,para realizares esse teu sonho.,

24 09 2014
Mafalda santos

Boa tarde!
Abriu recentemente um hostel que fica no caminho de Santiago de compostela.
Hostel Flôr da Rosa – rua don nuno álvares pereira nº26 telm 919089220

9 06 2015
Andre Barbosa

Boa tarde,
Novo alojamento em S. Roque – Rubiães com quartos individuais e colectivos, mais uma opção para os peregrinos…

contacto para reservas -965010245
email: rest_constantino@hotmail.com
Preços entre 10 e 15€ por pessoa

https://www.facebook.com/alojamento.constantino

20 02 2016
Sara

Olá a todos!
Quero fazer o caminho Porto Santiago no final de Abril mas estou com algum receio porque em principio vou sozinha. Alguém por aqui que tenha ido sozinha? É perigoso? Obrigada e um beijinho.

5 06 2017
Joao pereira

Em 2016, abriu um Hostel em Vitorino dos Piaes a 13km de Ponte de Lima, tem 6 camas, casa de banho, toalhas, roupa de cama, lavandaria, cozinha, a estadia custa 15€ com pequeno almoco incluido, lugar sossegado sem transito, super tranquilo, chama se CASA SAGRES, fica a 100mts da Igreja, aconcelho…

Deixe uma Resposta

