A RECOLHA DE INFORMAÇÃO

26 03 2008

Em boa verdade, quase todos os sites sobre o Caminho de Santiago nos dão listas de bibliografia recomendada e links para outros sites com mais informação, mas para ser honesto, foram poucos aqueles que nos serviram realmente.

Feita a triagem, acabámos por encontrar meia-dúzia de sites que nos pareceram os mais completos e mais credíveis em termos da informação que precisávamos saber para pôr em marcha este processo.

Os conteúdos variam de site para site, uns mais técnicos e outros mais generalistas, uns mais direccionados para quem vai a pé e outros para quem vai de bicicleta, uns sobre o próprio caminho (leia-se o itinerário) outros sobre os albergues, outros sobre a sua história e outros sobre os preparativos, mas com um pouco de paciência conseguimos encontrar tudo. Depois… basta juntar as peças!

Embora a informação recolhida nos sites seja mais do que suficiente para organizar uma viagem destas, decidimos contactar, via email, algumas das instituições que tinhamos identificado, para lhes explicar o nosso objectivo e ao mesmo tempo pedir algumas informações complementares.

De entre as simpáticas respostas que tivemos, destacamos o contacto feito com o Serviço Xacobeo da Xunta de Galicia, que gentilmente nos enviou pelo correio e de forma inteiramente gratuita uma série de guias e desdobráveis com todo o tipo de informação necessária a quem, como nós, vai a Caminho de Santiago.

Aqui vos mostramos alguns deles…

livro2.jpg livro3.jpg livro4.jpg

Relativamente aos sites que nos serviram de base à preparação da viagem, são espanhois (como é natural) mas também alguns portugueses bastante bons.

Aqui ficam os seus links:

Em Espanhol (Galego e/ou Castelhano)
Xacobeo
Amigos del Camino Portugués a Santiago
Federación Española de Asociaciones de Amigos del Camino de Santiago
Acreditación Jacobea Universitaria
Bicigrino

Em Português
Centro de Estudos Galegos – Universidade Nova de Lisboa
Associação Espaço Jacobeus
Albergue S. Pedro de Rates
Caminho Português de Santiago
O Caminho Português de Santiago

bito
26.03.2008

Advertisements

Acções

Information

One response

27 03 2008
Pipoka

Olá malta da organização!

vejam este site http://www.caminhodesantiago.com/humor.htm q muita informação e mta palha também! Tem informação sobre os albergues onde podem ficar e os sitios miticos de onde nos podem trazer um recuerdo!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: