211 Km DE PEDAL

18 03 2008

Como já aqui ficou dito, o “nosso” caminho vai ser o Caminho Português do Interior, partindo de Guimarães e acabando, obviamente, em Santiago de Compostela.

    

mapa_caminho_nosso.jpg

Serão 211 km a pedalar até chegarmos a Santiago de Compostela (segundo dados da Associação Espaços Jacobeus).

A razão porque faremos estes 211 km tem a ver com o limite de km mínimo para que a peregrinação seja considerada como tal e para que seja “validada” com a atribuição da Compostela à chegada a Santiago. De facto, a Compostela será apenas atrubuída a quem tiver feito, pelo menos, 100 km a pé ou a cavalo, ou 200 km de bicicleta (que será o nosso caso). A escolha de Guimarães para ponto de partida ficou assim a dever-se ao facto de esta ser a cidade do Caminho Português do Interior mais perto do marco dos 200 km.

Nestes casos, é bastante aconselhável fazer um plano de viagem, embora se saiba que, na prática, este plano nos servirá apenas como referêcia orientadora.
A única certeza que temos é a de que há 211 km entre a primeira pedalada e a chegada a Santiago.
Matematicamente, seriam cerca de 70 km por dia… começar de manhã cedo, fazer 35 km, parar, descansar, almoçar, fazer mais 35 km de tarde, descansar, jantar e dormir, e isto durante 3 dias. Vistas as coisas assim, até nem parece nada de extraordinário… A realidade será seguramente outra, mas desta aventura depois vos daremos contas!

Naturalmente, no primeiro dia estaremos todos mais “frescos” e a ideia é fazer bem mais do que os 70 km, tentando chegar o mais perto possível de Caminha/Tui (fronteira Portugal-Espanha) com pouco menos de metade do caminho feito. Nos dois dias restantes faremos o que resta do caminho tentando chegar a Santiago ainda durante o meio da tarde do terceiro dia.

Mas isto são apenas os nossos planos porque, no fundo, tudo dependerá do terreno e do tempo que encontrarmos e principalmente… das pernas dos artistas!

Nota: Sobre a Compostela falaremos num próximo post a publicar brevemente.

bito
18.03.2008

Anúncios

Acções

Information

5 responses

21 03 2008
Ninja

De homem era ir a pedalar de Évora a Santiago 🙂

22 03 2008
Pedro Santos

MAno temos que ir com calma, mas acredito que depois desta primeira experiência , caso tudo corra pelo melhor, e com o apoio dos amigos podemos pensar nessa aventura sim.

Grande Abraço.

Santos

9 04 2008
ANTONIO

Só para dizer que fiz em 2007, juntamente com mais trêscompanheiros, a pé e por etapas, a parte portuguesa, com excepção da parte espanhola, que fizémos de seguida, mais de 600 km do caminho português do interior para Santiago de Compostela, de Nisa / Distrito de portalegre até à zona de Chaves, passando por verin, ourense, até santiago.(via da prata)

Boa sorte para vocês!
Em Espanha se estiver nesse vosso itinerário,tão bem marcado como esteve naquele que seguimos, não irão ter qualquer tipo de problema.
Cumprimentos
António

8 08 2008
Jorge Soares

Oi boas,

Este ano vou fazer a Via de La Plata, o ano passado fiz o caminho Francês, se gostarm do Caminho Português vão deliciar-se com o Francês, mas atenção a algumas dores nas pernas 🙂

Abraço,

Jorge

29 01 2009
mateus

Boa tarde a todos os peregrinos. O que eu posso aconselhar-vos é que vão com calma e com a lição bem estudada visto que são poucos kms por dia mas serão muitos no final da jornada. Já fiz os caminhos portugueses à 3 anos e levou a muita preparação. Mas o que realmente me fascinou foram os caminhos franceses. 8 dias a pedalar e mais de 800 kms. Uma aventura sem palavras. Por isso, a todos que vão iniciar uma aventura deixo-vos 3 palavras importantes: União, sacrifício e muita fé!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: