O CAMINHO

10 03 2008

Partindo do princípio que os 342 hits que o blog já teve nestes 4 ou 5 dias não fomos nós os 6 que cá viemos 57 vezes cada um, isto significa que a nossa viagem está a ter um bom nível de participação/curiosidade por parte dos nossos amigos.
E ainda nem saímos daqui… Imaginem quando já formos a Caminho de Santiago!

Assim sendo, vamos lá falar um bocadinho do itinerário que vamos seguir.
Se repararam, o sub-título do blog é “Évora-Santiago de btt”, mas para sermos mais precisos deveria ser “Évora-Guimarães de jeep + Guimarães-Santiago de btt”. Passo a explicar: É que embora não pareça… esta malta TRABALHA! De facto, ir de jeep até Guimarães poupa-nos algum tempo de viagem… sim, porque esta malta TRABALHA! Assim, temos uma primeira etapa (de jeep) até Guimarães, apenas para nos pormos rapidamente no ponto de partida (porque esta malta TRABALHA!), e depois 3 dias a pedalar desde Guimarães até Santiago de Compostela… que é o verdadeiro Caminho de Santiago!

Aqui, importa explicar o porquê de Guimarães e não outro sítio qualquer. Na realidade, historicamente, o Caminho Português de Santiago não tem um ponto de início definido, tendo antes muitos caminhos que variam com o ponto de origem geográfica do peregrino e que, à medida que se vão aproximando da fronteira norte de Portugal (Caminha-Tui) se vão unindo.
Nesta fase final, destacam-se 2 itinerários: O Caminho Português do Norte (ou do Noroeste ou do Litoral), a partir do Porto, e o Caminho Português do Interior, a partir de Guimarães-Braga.

caminho-pt_novo.gif

Ora o “nosso”, como já perceberam, vai ser o Caminho Português do Interior
Vão ser 211 km divididos entre estrada, “caminhos de cabras”, trilhos de terra, de pedras, de subidas, de descidas… os do pedal a penar e os outros a gozar!

Mais detalhes sobre as 3 etapas do Caminho Português do Interior surgirão num próximo post.

Nota: O Caminho Português do Norte, a partir do Porto, tem mais 20 a 30 km e além disso, não podemos perder tempo… sim, porque esta malta TRABALHA!

bito
10.03.2008

Advertisements

Acções

Information

One response

17 07 2011
Domingos Silva

Simplesmente é bestial pela qualidade de informação prestada que elucida muito bem qualquer Btetista que pretenda alcançar semelhante feito.
Foi o meu caso.

Parabéns,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: